segunda-feira, 18 de julho de 2011

United World Colleges – Tornando sonhos realidade



No post Bolsas de estudo para brasileiros em escolas secundárias no exterior falo sobre a organização United World Colleges (Colégios do Mundo Unido), uma rede de escolas internacionais fundada nos anos 60 por educadores europeus que acreditavam na educação como instrumento para facilitar o entendimento entre culturas, e mantidas com doações de beneméritos, instituições, empresas, governos e ex-alunos em todo o mundo. A grande maioria dos alunos recebe bolsas de estudo integrais ou parciais, que cobrem os custos de mensalidades escolares, livros, hospedagem e alimentação ao longo dos dois anos de duração do International Baccalaureate. Candidatos devem estar cursando o 1º ano do ensino médio e ter entre 15 e 18 anos.

O processo seletivo do Comitê de Seleção UWC Brasil para o período 2011-2013 contou com cerca de 300 candidatos e, pela primeira vez, com quatro fases de seleção (prova, carta de apresentação, entrevista e convívio).  Abaixo, a lista de candidatos selecionados e respectivos colégios onde irão estudar:
Amanda Duarte Gomes - Li Po Chun UWC (Hong Kong)
Eloá França Verona - UWC of the Adriatic (Itália)
Kelly Matias dos Santos - Red Cross Nordic UWC (Noruega)
Ludmila Cardoso de Brito - UWC of South East Asia (Cingapura)
Mariana Santos Martins Ferreira - Atlantic College (Reino Unido)
Raísa Martins de Oliveira Gomes - UWC of Costa Rica (Costa Rica)
Ranne Lyra da Silva Oliveira - Mahindra UWC of India (Índia)
Ricardo de Luca e Tuma - Atlantic College (Reino Unido)
Sameah Sheleinu Denarde Villaça - UWC of Costa Rica (Costa Rica)
Silvia Castro Souza Capelanes - UWC of the American West (EUA) 

Os candidatos selecionados estão de parabéns. Os próximos anos serão sem dúvida uns dos mais importantes de suas vidas.  O impacto da experiência de estudar numa escola da UWC está muito bem descrito no depoimento que recebi hoje de Ian Gonfinete, participante do programa em 2006-2008. Ele diz:

“Os meus dois anos no United World College of the Atlantic (País de Gales), de 2006 a 2008, foram sem dúvida o 'divisor de águas' da minha vida. Poder conviver com alunos de mais de 85 países em um castelo medieval no meio do interior do País de Gales me ensinou a ser mais tolerante, me ensinou a respeitar e apreciar as diferenças de opinião, de religião, de política, da própria vida em si. Hoje em dia tenho amigos do mundo todo... da Finlândia à China, do Canadá à Argentina e do Madagascar à Russia! Depois dos meus dois anos no UWC ganhei uma bolsa para uma faculdade em Chicago, onde estou no último ano de Relações Internacionais, embora tenha estudado por um semestre na Espanha e um na Nova Zelândia por conta disso. Quase tudo o que eu sou hoje em dia eu devo ao UWC. Embora eu entenda o receio que pais e alunos possam ter sobre ir estudar em um colégio que você não conhece, em um país/continente diferente, falando inglês ou espanhol ao invés do nosso familiar português, eu digo: não deixe esse medo lhe impedir de correr atrás dos seus sonhos. Entre no site do comitê brasileiro e você provavelmente irá, assim como eu, se apaixonar pelos ideias de paz do movimento UWC e pelo desejo de trabalharmos, juntos, por um mundo melhor e mais justo.

Um abraço, Ian Gonfinete (UWCAC 2006-2008).”


As inscrições para o processo seletivo 2012-2014 serão abertas no início de setembro de 2011. Para se manter informado assine o boletim brasileiro do UWC cadastrando seu email aqui






Copyright © Claudia Storvik, 2011. All rights reserved. 




.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Claudia, fico muito feliz em ter ajudado e agradeco a publicidade que voce me deu ;)

Abracos,
Ian

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...