terça-feira, 26 de outubro de 2010

Admissão em escolas públicas secundárias na Inglaterra - Um guia prático para os pais

Quando seu filho estiver no último ano da escola primária (Year 6) sua autoridade local irá lhe enviar um formulário de inscrição e informações sobre o processo de admissão em escolas secundárias. Essa informação também deve estar disponível na escola primária de seu filho. Haverá um prazo de inscrição e é muito importante observá-lo. Você precisará preencher este formulário mesmo que você esteja inscrevendo seu filho em escolas fora da sua área de autoridade local.



O formulário de inscrição lhe dará pelo menos 3 opções por ordem de preferência e sua inscrição será repassados para cada escola. Você receberá apenas uma oferta de uma vaga em uma escola. Se seu filho for aceito por mais de uma escola, a sua autoridade local irá escolher e oferecer-lhe apenas uma – a que aparecer mais acima na sua lista de preferências.
 
Decidir a ordem de preferência pode ser difícil, pois você precisa considerar os critérios de admissão de cada escola. Lembre-se, também, que apenas a sua autoridade local é obrigada por lei a oferecer uma vaga numa escola dentro da sua área. Se você não escolher nenhuma escola dentro da área de sua autoridade e suas opções fora dela forem negadas, todos os lugares nas escolas com melhor desempenho em sua área já podem ter sido preenchidos por crianças que as incluiram em suas listas.


Além desse formulário, você terá que seguir processos específicos de inscrição em cada escola em sua lista, caso elas tenham procedimentos especiais, como por exemplo exame 11-plus para ingresso em grammar schools (leia sobre grammar schools no post Educação primária e secundária na Inglaterra).

Exame 11-plus

Não existe um exame 11-plus centralizado, os testes são definidos localmente (em cada local authority ou cada escola).

A estrutura do exame 11-plus varia de município para município ou de escola para escola.  Ele pode ser aplicado pela local authority ou pela escola. Geralmente, é composto por três partes:

• Matemática.
• Inglês.
• Reasoning (verbal reasoning e non-verbal reasoning) - uma prova que avalia a capacidade de aplicar lógica para solucionar problemas simples.

Em geral as provas são de múltipla escolha.

A pontuação varia de região para região e de ano para ano. Normalmente, para passar o aluno tem que atingir entre 400 e 450 pontos de um máximo de 700. Se a pontuação ficar perto, mas ligeiramente abaixo do mínimo, o candidato pode interpor recurso.

Como exemplo, Kent Local Authority forneceu a seguinte informação sobre seu 11-plus:
“O 11-plus é feito por crianças no ano 6 da escola primária, que estarão indo para a escola secundária no mês de setembro do ano seguinte e, se passar, eles terão a opção de se inscrever para ir para uma grammar school em Kent. As crianças que não passarem no teste não poderão se inscrever para ir para uma grammar school.
   Passar no teste de Kent não garante que seu filho terá uma vaga numa grammar school, pois pode haver mais candidatos que lugares disponíveis, como em outras escolas.
   As crianças vão ser testadas em raciocínio verbal e raciocínio não verbal, matemática e escrita.
   A prova de raciocínio verbal leva 50 minutos, o não verbal 40 minutos. A de matemática e escrita uma hora cada. Todas, com exceção da de escrita, são de múltipla escolha.
   A nota de aprovação é diferente a cada ano e varia de acordo com resultados obtidos naquele ano. Se muitas crianças tiverem pontuação muito alta no teste, a nota de aprovação será maior. Se muitas crianças tiverem pontuação muito baixa, a nota de aprovação será menor.A nota de aprovação também pode ser ajustada ligeiramente de acordo com a idade da criança quando ela faz o teste, porque algumas crianças no ano 6 podem ser quase um ano mais velhas que outras.
   As inscrições para o teste de Kent fecharam à meia-noite de sexta-feira 2 de julho.
   As crianças residentes em Kent fizeram o teste nos dias 14 e 15 setembro de 2010. Crianças residentes fora de Kent fizeram o teste em 18 de setembro de 2010.
   O resultado do exame será enviado aos pais dia 18 de outubro.”

Apesar do que se diz por aí, na prática o exame 11-plus exige preparação específica, tanto com relação ao conteúdo quanto à técnica. Muitas pessoas contratam professores particulares para preparar seus filhos para o 11-plus. A preparação geralmente consiste em uma aula semanal de 1 ou 2 horas. O preço das aulas varia de 20 a 40 libras por hora, dependendo da região.

Se você quiser que seu filho faça o exame 11-plus de uma região ou escola específica, você normalmente terá que seguir um procedimento adicional ao de escolha de escola (preenchimento de lista de opções para a autoridade local). Há um processo separado de inscrição para o exame e detalhes específicos podem ser obtidos da autoridade local ou da escola que aplicará o exame. 

Recursos

Você pode ter uma longa espera até saber o resultado de sua inscrição. Se seu filho não obtiver uma vaga em uma das escolas na sua lista, a sua autoridade local irá oferecer-lhe algumas alternativas. Você também pode colocar o nome de seu filho na lista de espera de qualquer escola para a eventualidade de surgir uma vaga.


A carta da sua autoridade local irá explicar como você pode recorrer se não estiver satisfeito com a decisão. Há um prazo para o recurso, que é interposto a um painel independente, e não à escola ou autoridade local. Você terá de explicar ao painel por que acredita que a escola em questão tomou uma decisão errada não aceitando seu filho, de acordo com seus critérios de admissão. A escola vai explicar por que não ofereceu um lugar. O painel irá julgar se a decisão foi razoável.


Datas aproximadas
    Setembro/novembro: open days nas escolas/
    prazo final para inscrições/ testes de seleção
    Fevereiro/março: oferta de vagas
    Março/Agosto: oferta de vagas de listas de espera
    Maio/Junho: julgamento de recursos


Critérios de admissão

O que é fundamental na escolha de uma escola são os critérios de admissão da escola: em outras palavras, as regras que determinam o que a escola está procurando nos candidatos.

Você precisa encontrar uma escola, ou escolas, que você goste e cujos critérios de admissão se ajustem ao seu filho. Você vai encontrar os critérios de admissão no site de cada escola - é bom checá-los antes de se apaixonar pela escola!
Exemplos de critérios de admissão a escolas secundárias incluem:
- Irmão(s) já matriculados na escola
- 
Se você mora perto da escola (catchment area)
- Se você ou seu filho tem uma deficiência física ou mental
- Se sua família é da religião servida pela escola (para as escolas confessionais)
- Se seu filho frequenta uma escola primária ligada à escola
- Exame ou teste de seleção
- Entrevista (as únicas escolas públicas que estão autorizadas a entrevistar candidatos são os colégios internos)


Dicas

·        Pesquise. Escolha uma escola que seja certa para o seu filho e na qual ele realmente tenha uma chance de entrar. Não escolha uma escola especializada em música se seu filho nunca tocou um instrumento na vida. Não escolha uma escola super acadêmica se seu filho não é muito chegado aos livros.
·        Contrate um professor particular se seu filho tiver que fazer exames de admissão.  Uma hora por semana no Year 5 normalmente é suficiente.
·        Se puder, contrate um professor particular especializado em técnicas e estratégias para o exame específico que seu filho tem que fazer, nem que seja por uma ou duas sessões.
·        Fale sobre critérios de admissão, exames, etc., com pais cujos filhos entraram na escola que você escolheu. É muito importante saber exatamente que tipo de aluno a escola está procurando.


18 comentários:

Maira Luz disse...

esse e o blog mais incrivel, informativo e fantastico que eu ja vi! amei claudia, voce e obviamente uma super mae! xoxo :) p.s. muito obrigada por compatilhar todo o seu conhecimento sobre este assunto realmente importante com agente! voce e minha nova idola! hahaha x quando tiver filhos vou ser eternamente grata a voce por me ajudar. por enquanto ainda sou estudante na universidade, e o seu blog esta me ajudando muito num trabalho sobre bilinguismo! tchau ate a proxima!

Claudia Storvik disse...

Maria Luz, voce e muito gentil!! Obrigada pelos comentarios e por se tornar seguidora. Fico muito feliz que o blog esteja lhe ajudando no seu trabalho sobre bilinguismo e espero que tambem seja util quando voce tiver seu proprio pimpolho. Um abraco, Claudia

Anônimo disse...

Preciso de ajuda! Meu filho sendo brasileiro residede em Portual desde os 9 anos,tem residência, pois me casei com Portugues.No momento esta terminando 7ªano (atrasado), e somos cristãos(evangélicos).É possível ele estudar numa escola na Inglaterra coparticipada, ou gratuita,ou cristã? Ele já demonstra talento para musicca.Agradeço desde já vossa atenção, obrigada! poderá eviar resposta pelo email:dagmarmferreira@hotmail.com

Claudia Storvik disse...

Ola, Dagmar. Por lei toda criança com idade entre cinco e 16 anos residente na Inglaterra tem direito a um lugar em uma escola publica (gratuita). Para admissao em qualquer epoca que nao o inicio do ano 7 (quando se da a transferencia da escola primaria para a secundaria descrita no post), a ‘local education authority’ (LA) da regiao onde a crianca mora tem a obrigacao de oferecer uma vaga escolar a ela e a todas as criancas residentes na sua jurisdicao. A LA contatará as escolas na ordem de preferencia da familia da crianca. Isto significa que se a escola que você quer esta lotada, a LA contatara a sua segunda opcao, e assim por diante. Se nenhuma das escolas que você quer puder oferecer um lugar, a LA oferecerá um lugar em qualquer outra escola que tenha disponibilidade. Uma crianca residente em Portugal nao tem direito a uma vaga em escolas na Inglaterra, mas se a crianca passar a residir na Inglaterra automaticamente adquirira este direito. Uma vez residente aqui a familia deve procurar a ‘local education authority’ da regiao onde vive e iniciar o processo de requerimento de vaga. Boa sorte. Um abraco, Claudia.

Carol disse...

Olá tenho dúvidas, pretendo ir morar na Inglaterra, mas tenho 3 filhos com idade entre 13,12 e 10 anos, estou muito preocupada enquanto ao ensino deles, pois eles não falam a língua inglesa, gostaria de saber se na escola eles terão ajuda, não imagino como funciona, não gostaria que eles fossem prejudicados. Poderia me dar mais informações sobre isso?
Desde já agradeço, e parabéns pelo blog.

Claudia Storvik disse...

Ola Carol, sugiro que voce entre em contato com a "local education authority" da regiao onde vai morar, pois isso varia dependendo da area e da escola. Boa sorte. Um abraco,Claudia

Anônimo disse...

Olá tenho um primo na Inglaterra , e ele já é maior de idade , então meus país estão querendo me mandar p Inglaterra para eu estudar . Eu queria saber se o meu primo pode fazer a minha matricula naquelas "Comprehensives schools" e quais os documentos necessários para ele fazer a matricula . Obrigado .

Claudia Storvik disse...

Ola, o procedimento varia de regiao para regiao. Sugiro que seu primo entre em contato com a "local authority" da regiao onde voce vai morar. Boa sorte e um abraco, Claudia

Anônimo disse...

Claudia , só mais uma coisa rsrs . Se eu acabar a 8º serie (9º ano) aqui , que geralmente acaba em dezembro , quando eu for p Inglaterra (julho) e entrar na escola , eu já estarei no 1º ano do ensino médio? PQ fiquei sabendo que lá as aulas começam em setembro .. Obrigado , seu site é ótimo ..

Anônimo disse...

Olá,estou pensando em ir viver para a cidade de southampton e tenho uma filha com 15 anos e termina o 10ºano em junho.Precisava de ajuda de como fazer para inscrevê-la na escola nesta cidade, não sei se ela pode ir para o 11ºano ou se tem que iniciar o secundario tendo que fazer novamente o 10ºano. Muito obrigada

Claudia Storvik disse...

Ola, sugiro que entre em contato com a "local education authority" de Southampton. Veja http://www.southampton.gov.uk/learning/applyingforaschool/default.aspx . O ano que sua filha vai frequentar depende da data de nascimento dela. Veja detalhes aqui http://www.salford.gov.uk/yeargroup.htm . Boa sorte e um abraco, Claudia

Anônimo disse...

Boas Claudia,
Parabens, este site e' excelente, Obrigado.
Poder-se-ia perguntar mais ou menos quantos alunos de origem Lusa conseguem lugar nas escolas selectivas por ano?
Tendo em conta toda a populacao Luso descente ou mesmo Portuguesa a viver na Inglaterra que vai aumentando exponencialmente, qual sera' a percentagem que frequentou, frequenta ou vai frequentar escolas selectivas?
Considerando que quase todos os alunos de Oxbridge e do restante Grupo Russel foram educados em escolas selectivas e que e' essa minoria que domina o Reino Unido, onde paira a presenca Lusitana?
O que e' REALMENTE preciso fazer para que os Luso descendentes cimentem esse privilegio a que tem direito? Sera' que uma hora por semana durante um ano antes dos exames chega?

Bem Haja,
Antero

Claudia Storvik disse...

Ola Antero. Infelizmente nao posso responder sua pergunta. Talvez a Embaixada de Portugal tenha esses dados. Um abraco, Claudia

Lu Lehum disse...

Olá Cláudia,
vc sabe como funciona a admissão de estrangeiros na escola pública daí? tenho 2 filhos, de 9 e 12 anos, vou passar 8 meses, mas não tenho ideia de como fazer para contatar a escola e conseguir uma vaga, mas na pública. Obrigada.

Claudia Storvik disse...

Ola Lu. Entre em contato com a ‘local education authority’ (LA) da regiao onde a crianca vai morar. A LA tem a obrigacao de oferecer uma vaga escolar a todas as criancas residentes na sua jurisdicao. Um abraco, Claudia

Lu Lehum disse...

Obrigada pela dica Claudia. Farei isso.

Anônimo disse...

Olá Claudia,
O seu blog é fantastico, obrigado por partilhar a sua experiência, sou mãe de duas meninas uma com 3 anos e outra com 10 anos, fiquei esclarecida quanto à mais velha mas não tenho ideia ideia nenhuma quanto à mais nova, pode me dizer como se processa com as crianças até chagarem a idade de entrar para a primária temos existe infantátios publicos? qual o custo médio?
Um abraço obrigado
Rute L.

Anônimo disse...

So para corrigir, o processo comeca qdo a crianca esta no ano 5 pois o 11+ eh feito na primareira semana de aula no ano 6. O candado de Bucks permite que qualquer crianca faca o 11+, geralmente condados vizinhos conseguem lugar nas grammar schools.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...