sábado, 16 de outubro de 2010

Educação primária e secundária na Inglaterra


O sistema de ensino inglês

O sistema de ensino na Inglaterra está dividido em educação primária, secundária e superior.  A escolaridade obrigatória tem a duração de 11 anos. A idade escolar oficial é entre os cinco e 16 anos.


O National Curriculum determina quatro etapas chave para a educação:

Key Stage 1: 5-7 anos

Key Stage 2: 7-11 anos

Key Stage 3: 11-14 anos

Key Stage 4: 14-16 anos (GCSE) 





Os alunos são avaliados através de exames no final de cada etapa. A avaliação do Key Stage 4 é o exame General Certificate of Secondary Education (GCSE).  O GCSE é um exame individual para cada disciplina operado por um órgao independente. Os estudantes geralmente fazem até dez exames de GCSE em diferentes disciplinas (não há limite mínimo ou máximo).

Depois dos GCSEs, os alunos que quiserem continuar seus estudos podem entrar no ensino profissional ou técnico, ou podem se preparar para prestar exames do ensino secundário denominados AS-Levels, após um ano adicional de estudo. Após dois anos de estudo, os alunos podem prestart exames a nível Advanced Level (A Level), que são necessários para entrar na universidade no Reino Unido. Alternativamente os alunos podem estudar dois anos e prestar exames do International Baccalaureate.

Escolas secundárias na Inglaterra

Na Inglaterra as crianças passam da escola primária para a secundária aos 11 anos, quando são transferidas para o 7º ano. Nesse ponto os pais geralmente podem optar entre uma variedade enorme de escolas para seus filhos.

Escolas públicas

Existem três tipos principais de escola secundária pública.

Comprehensives
São escolas não seletivas.

Academies
São escolas financiadas pelo estado mas estabelecidas e administradas por “patrocinadores”: empresas, grupos religiosos, universidades, clubes de futebol, etc. Elas são "escolas particulares financiadas com dinheiro público”. Academias podem selecionar até 10% dos alunos a cada ano, com base em aptidão acadêmica e não estão vinculadas ao Currículo Nacional. As academias geralmente são escolas que tinham maus resultados mas se transformaram por causa de orçamentos enormes.

Grammar Schools
São escolas públicas que selecionam seus alunos com base na capacidade acadêmica. Essas escolas seguem o Currículo Nacional e em geral têm um desempenho muito melhor que as comprehensives.

No último ano da escola primária candidatos fazem um exame conhecido como o 11-plus, que determina se eles entram ou não numa grammar school (leia mais sobre exame 11-plus no post Admissão em escolas públicas secundárias na Inglaterra - Um guia prático para os pais). Não existe um exame 11-plus centralizado, os testes são definidos localmente (em cada local authority ou cada escola).

Infelizmente não é qualquer criança que tem a opção de fazer um teste de seleção para uma grammar school. Tudo vai depender de onde a criança mora. Kent e’ a local authority com o maior número de grammar schools: 34. Apenas algumas escolas admitem que crianças que morem em authorities vizinhas façam seu exame 11-plus.

Nem toda escola com a palavra “Grammar” no nome e’ necessariamente uma grammar school!



Escolas particulares

Independent schools são escolas particulares que definem seus próprios critérios de admissão e não são obrigadas a seguir o Currículo Nacional. Elas são registradas com o Departamento para Crianças, Escolas e Famílias (DCSF) e monitoradas por OFSTED (Office for Standards in Education, Children’s Services and Skills). Elas são financiadas através das mensalidades que os pais pagam, bem como rendimentos de investimentos.

Muitas das melhores escolas do país são particulares, mas o fato de ser particular não garante que uma escola seja boa.

Há dois pontos principais de entrada em escolas particulares: aos 11 e aos 13 anos.

Algumas escolas particulares não são seletivas, enquanto que algumas selecionam seus alunos com base em critérios próprios, que muitas vezes não são divulgados publicamente. A maioria seleciona através de exames de admissão, os chamados Common Entrance Exams. Estes podem variar de escola para escola, e em geral são mais difíceis que o 11-plus, às vezes contendo tópicos que as crianças não cobriram na escola primária. O exame é preparado e aplicado por cada escola individualmente.  Algumas escolas têm exames próprios de seleção que são bem mais fáceis que o Common Entrance. Em certas escolas o exame de seleção é apenas uma formalidade.

Mensalidades
Todas escolas particulares cobram mensalidades, mas o valor varia muito de escola para escola. Aqui estão alguns valores típicos (por ano) para 2009.

TipoCusto
Primária£6000 a £11250
Secundária£7500 a £18000

Muitas escolas particulares oferecem bursaries e bolsas de estudo (vide http://www.isc.co.uk/ParentZone_Welcome.htm). Atualmente no Reino Unido cerca de um quarto de todos os alunos em escolas particulares tem alguma forma de assistência financeira para pagar as mensalidades.


O que são as “SCHOOL LEAGUE TABLES”?

As league tables são os resultados anuais globais dos exames de GCSE e A Level de cada escola, mostrando quantos alunos atingiram o nível exigido.

Embora essas tabelas sejam úteis, elas não são um guia definitivo, pois há muitos fatores que afetam os resultados, tais como o número de crianças cuja língua materna não é o inglês, grau de dificuldade das materias examinadas, etc.
 

Copyright © 2010 Cláudia Storvik

42 comentários:

Anônimo disse...

Se eu acabar a 8º serie (9º ano) aqui , que geralmente acaba em dezembro , quando eu for p Inglaterra -julho- e entrar na escola , eu já estarei no 1º ano do ensino médio lá?

Claudia Storvik disse...

Ola, na Inglaterra as escolas colocam as criancas nos varios anos de acordo com a idade. Por exemplo, para entrar na escola secundaria, ou 7o. ano, em setembro de 2012, uma crianca deve fazer 12 anos entre setembro de 2012 e agosto de 2013. Para entrar no 8o. ano em setembro de 2012, uma crianca deve fazer 13 anos entre setembro de 2012 e agosto de 2013, e assim por diante. Um abraco, Claudia

Anônimo disse...

Olá , sei que a pergunta que estou fazendo ñ é sobre o assunto do seu blog mas eu gostaria de saber se em Londres existe algum tipo de trabalho para adolescentes ? Tipo limpeza , ajuda em estabelecimentos ou coisas do tipo . Obrigado ..

Claudia Storvik disse...

Ola, aqui os adolescentes tem que frequentar a escola em tempo integral ate os 17 anos e so podem trabalhar algumas poucas horas por semana. Veja detalhes aqui: http://www.direct.gov.uk/en/Parents/ParentsRights/DG_4002945 . Um abraco, Claudia

Anônimo disse...

Olá Claudia , um brasileiro com o visto tier 4 pode estudar em escolas públicas da Inglaterra? cursar ensino médio e faculdade?

Claudia Storvik disse...

Ola, a resposta para sua pergunta pode ser encontrada aqui: http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/visas-immigration/studying/adult-students/. Um abraco, Claudia

Flávia Dilma Nunes disse...

Olá Cláudia, sei k este post já não é muito recente mas espero k o veja e me consiga responder!
Eu sou enfermeira e estou a pensar ir para inglaterra o mais rápido possivel, tenho dois filhos, obviamente que primeiro irei sozinha para ver se me vou adaptar ou nao, mas de facto também estou preocupada como eles por causa da escola.
Não encontro escolas portuguesas por aí e amenina ta com 15 anos, a frequentar o 10ºano e ele tem 6 a frequentar a 1ª classe!
Sabe se facilmente eles têm vagas para crianças estrangeiras? se é facil a colocação deles? poderá ajudar-me?

agradeçoi resposta para o meu mail, assim também será mais fácil mantermos o contacto! agradeço desde já.
Flávia Nunes
fláviadilma@vodafone.pt

Claudia Storvik disse...

Ola Flavia, sugiro que leia este artigo: http://www.mundoportugues.org/content/1/2931/inglaterra-alunos-lusofonos-tem-sucesso-escolar-lambeth. A Education Authority de Lambeth Council pode ser contatada pelo fone (44)020 7926 1000 ou pelo email infoservice@lambeth.gov.uk. Boa sorte. Um abraco, Claudia

Orlando disse...

Olá Claudia, tenho algumas dúvidas e espero q vc possa me ajudar. Meu filho tem 7 anos e está na 1ª série, vamos para Liverpool em junho do próximo ano , qual série ele irá cursar lá, se em março do próximo ano ele fará 8 anos? Continua até dezembro na 3ª série? Vc sabe quais escolas públicas posso contactar?
Aguardo contato e agradeço desde já.
Um abraço, Kátia.

Claudia Storvik disse...

Ola Katia. Na Inglaterra as escolas colocam as criancas nos varios anos de acordo com a data de nascimento. A regra e':
Reception (4 – 5 anos)
Year 1 (5 - 6)
Year 2 (6 - 7)
Year 3 (7 - 8)
Year 4 (8 - 9)
Year 5 (9 - 10)
Year 6 (10 - 11)
O ano letivo vai de setembro a julho. Para saber mais detalhes entre em contato com a Local Education Authority da regiao onde vai morar. Um abraco, Claudia

Anônimo disse...

Disseram-me que os impostos ingleses são altos. Há um retorno desses impostos para a educação
pública inglesa? Quanto a qualidade dessas escolas públicas?

Anônimo disse...

ola passei o 7o ano em portugal com positiva a ingles(3) ,portugues(3) e mais 3 disciplinas tive negativa a matematica(2) e queria saber que nivel de educacao tenho no norte da irlanda porfavor . e equivalente a gcse?

Unknown disse...

Ola . Estou em londres e gostava de estudar artes ou dança, mas só tenho o 9 ano feito em portugal, e também tenho o 10 ano de artes feito em portugal .. mas nao acabei o 12 ano .. e gostava de acabar o secundario em londres nuna dessas areas e ir para a universidade . Pode me ajudar ? Estou a toa . Obrigada

Anônimo disse...

Tenho 13 anos e agora em 2014 começarei o nono ano/ oitava serie, se eu me mudar pra Canterbury-Inglaterra, gostaria de saber logo quando começam as aulas la, quando são as ferias e em que ano/serie eu entraria.

Anônimo disse...

Ola Claudia apesar de este posto ser do ano passado , vou colocar as minhas duvidas se poder responder desde já agradeço a sua disponibilidade e atenção.
Eu e o meu marido vamos para Inglaterra entre junho/julho, tenho um filho de 10 anos que frequenta o 5ano, sei que em englaterra existe a escola publica 'normal' e a escola publica católica, gostaria de saber qual dos ensinos é melhor , se nas escolas englesas existe vandalismo/buling, se os alunos tem apoio por ser de nacionalidades diferentes, se as crianças tem facilidade em aprender a língua, quais a zonas do sul / periferia de Londres têm melhores escolas?peço desculpa por ser tantas perguntas mas as duvidas são metas.

Unknown disse...

Olá Claudia, estou de mudança para a Inglaterra (Londres) no final do ano e gostaria de saber se vc pode indicar a melhor região para se morar baseada em boas escolas públicas. Claro que isso deve envolver um padrão de acordo com a possibilidade financeira, mas só pra vc ter ideia, não pretendo pagar escola, mas gostaria de manter minhas filhas no ensino construtivista do "modelo" de escolas Internacionais que possuem o programa IB (International Baccalaureate).
Obrigada
Cristine

Anônimo disse...

Será por idades como foi referidi a cima

Clarice disse...

Olá! Estou precisando de ajuda. Vou para o Reino Unido (York) com a minha família para o pós doc na Universidade de York. Chego lá em agosto mas já estou pesquisando escolas. Tenho três filhos (2 anos, 3 anos e 14 anos). Poderiam me indicar escolas? Estou bem preocupada com isso. Obrigada.

Clarice disse...

Olá! Estou precisando de ajuda. Vou para o Reino Unido (York) com a minha família para o pós doc na Universidade de York. Chego lá em agosto mas já estou pesquisando escolas. Tenho três filhos (2 anos, 3 anos e 14 anos). Poderiam me indicar escolas? Estou bem preocupada com isso. Obrigada.

Claudia Storvik disse...

Clarice, veja http://www.york.gov.uk/info/200317/parental_support/240/school_admissions

Unknown disse...

Olá Cláudia,
Vou agora para o 11º ano em Portugal e vou acabá-lo com 18 anos, disseram-me que em Inglaterra o 11º ano equivale ao 12º na Inglaterra, se eu acabar o 11º ano aqui depois posso logo me candidatar a alguma universidade na Inglaterra?
Aguardo uma resposta :)

Claudia Storvik disse...

Rita, veja http://www.bigben.pt/equivalences.html.

Unknown disse...

O NVQ LEVEL 2 de inglaterra è equivalente ao secundario completo em portugal?

Anônimo disse...

Ola Claudia, meu nome é Vanessa sou brasileira e tenho um filho de 15 anos e ele nao é fluente no ingles, gostaria de saber maiores informaçoes sobre transferencia da escola do Brasil para UK, tem algum site que posso tirar essas duvidas, estou completamente perdida.

Unknown disse...

A minha filha tem 18anos e passou agora para o 11°ano gostaria de saber se existe alguma possibilidade de ela terminar os estudos ai em Inglaterra? Estou muito preocupada com futuro dela. Agradecia uma ajuda dando a sua opiniao sinsera.muito obrigada

Anônimo disse...

boa noite... meu filho tem 15 anos .. esta cursando o 9 ano aqui o brasil.... gostaria de saber como fazer para ele continuar os estudos na inglaterra.. o que terei que fazer.. se continuar no brasil iria para o segundo grau e ai na inglatera como seria. viisto que o ano letivo comeca em setembro ele ja estari com 16 anos.. se puder esclarecer as minhas duvidas agradeco.

Anônimo disse...

Estou indo para Londres minha filha tem 3 anos como faço para matricular ela

Unknown disse...

Olá, minha filha tem 7 anos, muito inteligente e tem habilidades esportiva como /: ginástica artística, será que ela poderia ganhar bolsa de estudo em uma boa escola? Além dela ser a melhor aluna de matemática da sala. Como faço para escrever para ganhar uma bolsa?

Anônimo disse...

Ola! Morro no Brasil e sempre quis estudar no exterior mas não sei como mim matricular em escolas públicas...como faço? Tenho 14 anos tenho um sonho de estudar no exterior min ajudar porfavor. obrigado!

Anónima disse...

Bom dia
Não sei se me poderá tirar está dúvida ainda visto k os comentários são antigos.
O meu filho está no 10 ano tem 15 anos vai fszer 16 em novembro estou num país da qual tenho de regressar a Portugal mas tenho alguém k me está a dar apoio para ir para Plymouth. A minha questão e a seguinte poderei pedir transferência agora para acabar o terceiro período aí? Se sim como posso fazer? Precisava de tirar está dúvida.
Agradecia ajuda
Obrigada

Anónima disse...

Bom dia
Não sei se me poderá tirar está dúvida ainda visto k os comentários são antigos.
O meu filho está no 10 ano tem 15 anos vai fszer 16 em novembro estou num país da qual tenho de regressar a Portugal mas tenho alguém k me está a dar apoio para ir para Plymouth. A minha questão e a seguinte poderei pedir transferência agora para acabar o terceiro período aí? Se sim como posso fazer? Precisava de tirar está dúvida.
Agradecia ajuda
Obrigada

Anónima disse...

Bom dia.
Precisava de ajuda nesta dúvida .
Tenho um filho com 15 anos está no 10 ano estou num país k terei de regressar a minha terra.mas tenho ajuda psta ir para Plymouth .a minha dúvida e poderá ser feita s transferência agora para acabar o terceiro período.ou então como funcion?
Precisava dessa ajuda para entender como funciona.
Aguardo resposta se possível .


O

Claudia Storvik disse...

Ola, essa e' uma idade complicada para se transferir para o sistema britanico, pois e' o ultimo ano da escola secundaria, em que os alunos prestam os exames de GCSE. Sugiro que entre em contato com a secretaria de educacao de Plymouth para obter mais detalhes: http://www.plymouth.gov.uk/reachforyourfuture

Blog do Ale disse...

Ola, estamos nos mudando para UK ( Reading) e temos 3 filhos, dois em idade escolar uma menina de 10 anos cursando a 5 ano, mas que nao fala ingles e um menino de 14 que cursa o 9 ano e tem ingles upper-intermediate. Gostaria de saber se vale a pena esperar ate o final do ano letivo aqui no Brasil em dezembro para nos mudar ou se e melhor mudar agora mesmo ? Agradeco antecipadamente a resposta - Alexandre

Blog do Ale disse...

Ola, estamos nos mudando em breve para Reading (UK). Temos 3 filhos, sendo 2 em idade escolar. Uma menina de 10 anos que esta no 5 ano, mas que nao fala ingles ainda e um menino de 14 anos que esta no 9 ano e esta no nivel upper intermediate de ingles. Gostaria de saber se acha que vale a pena a menina acabar o ano letivo aqui no Brasil e ir so em dezembro ( durante este periodo estuda ingles) ou se acha que é melhor ir agora mesmo. Antecipadamente agradeco

Claudia Storvik disse...

Ola Alexandre, melhor mudar agora, assim as criancas acompanham o ano letivo ingles desde o inicio. Abs

Unknown disse...

Olá Claudia, Obrigada pelas informações. Li os comentários mas não encontrei resposta para a minha dúvida. Mudo para Londres com a minha de 5 anos em outubro quando o ano letivo já iniciou, é possível ingressar após o início das aulas? Se sim, basta ter vaga na escola? Obrigada

Claudia Storvik disse...

Ola Flavio, sugiro que entre em contato com a escola onde pretende matricular sua filha com a maior antecedencia possivel. O procedimento varia de escola para escola. Abs.

Anônimo disse...

Boa tarde gostaria de saber qua a melhor escola bilíngue em Londres digo isto porque minha filha tem 5 anos e fala bem inglês se me puder responder agradeço obrigada

Anônimo disse...

Boa tarde gostava de saber uma boa escola pública bilíngue em Londres porque minha filha têm 5 anos fala bem o inglês porque é a língua que mas gosta ,se me puder dar o nome da escola agradeço muito obrigada .

Anônimo disse...

Estou indo para Inglaterra com minha duas filhas uma de 15 e a outra de 12, gostaria de saber se consiguirei colocar elas na escola e futuramente ingressar a universidade? E si isto terá algum custo para mim?

Heloísa disse...

Eu não entendi direito qual seria o equivalente ao ensino médio...eu gostaria de fazer intercâmbio no meu primeiro ou segundo ano do ensino médio aqui no Brasil, ou seja, com 15/16 anos, eu teria de ir para qual tipo de colégio então?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...