quinta-feira, 7 de junho de 2012

Educação particular no Reino Unido

No Reino Unido, escolas primárias e secundárias particulares são conhecidas como ‘independent schools’.  Escolas primárias  particulares também são chamadas de ‘preparatory’, ou ‘prep schools’.



Essas escolas são financiadas por fontes privadas, principalmente mensalidades e doações, e não estão sujeitas às condições impostas pelo governo às escolas públicas. Cerca de 10% das escolas particulares no Reino Unido são conhecidas como “public schools ", um termo já um tanto arcaico, que se refere em geral às escolas secundárias mais antigas, mais caras e mais exclusivas, como Eton, Winchester, Harrow,  Radley, Marlborough e Rugby. 

Existem cerca de 2.500 escolas independentes no Reino Unido, que educam mais de 615.000 crianças (cerca de 7% das crianças em idade escolar no país, subindo para cerca de 18% das com idade superior a 16 anos).

Antigamente apenas membros das classes mais altas, educados eles mesmos em escolas particulares, colocavam seus filhos em escolas independentes. Hoje em dia, mais de metade das crianças que frequentam escolas particulares têm pais que estudaram em escolas públicas. Muitas pessoas optam por uma educação particular para seus filhos por não estarem satisfeitas com a qualidade das escolas públicas em sua região, ou por não conseguirem uma vaga na escola pública de sua preferência. Outras pessoas simplesmente acreditam que escolas particulares oferecem uma educação de melhor qualidade. Apesar da educação pública no Reino Unido ser em geral boa, muitas das escolas particulares do país estão sem dúvida entre as melhores do mundo.


Uma pesquisa recente mostrou que alunos de escolas particulares têm três vezes mais chance de obter a nota máxima nos exames de A Level do que alunos de escolas públicas. No ano passado, estatísticas revelaram uma divisão enorme entre escolas públicas e particulares com relação a admissão em Oxbridge (Universidades de Oxford e Cambridge), com cinco escolas particulares  enviando mais alunos a Oxbridge ao longo de um período de três anos do que cerca de 2,000  outras escolas juntas. O nível de admissão de alunos de escolas públicas se revelou muito baixo.

Por essas e por outras razões, o número de crianças em escolas particulares continua estável apesar da crise financeira pela qual o país passa. Isso talvez se explique em parte pelo fato de muitas famílias terem ajuda financeira para pagar as mensalidades. Uma pesquisa recente do Independent Schools Council (ISC) revelou que mais de um terço de todos os alunos em suas escolas recebem algum tipo de ajuda financeira para pagar as mensalidades - e esse número está aumentando.  Mais de 80% desta ajuda vem das próprias escolas, sob a forma de bolsas de estudo e bursaries.

Mas como conseguir essa ajuda financeira? O Good Schools Guide, uma espécie de bíblia da escolha de escolas no Reino Unido, publicou um excelente artigo com dicas para reduzir o custo da educação particular, que pode ser acessado aqui.  As informações contidas no artigo podem ser bem úteis para quem estiver contemplando a possibilidade de matricular os filhos em escolas particulares no Reino Unido.

Abaixo, mais links interessantes sobre como reduzir o custo da educação particular.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...