sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Técnica de leitura para crianças facilita alfabetização






“Desde muito cedo eu lia estórias para [minha filha] em voz alta, mostrando o texto que estava lendo, e apontando para cada palavra lida – a criança tem que entender desde pequena que a escrita representa a fala. Isso também vai ajudar a criança a compreender melhor a estrutura da linguagem, por exemplo que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita. A meu ver esta técnica dá excelentes resultados. Eu recomendo!”

Pois minha recomendação foi comprovada cientificamente!

Um artigo muito interessante publicado no blog MindShift relata que estudos recentes demonstram que é o "conhecimento da palavra impressa", e não apenas a experiência geral com os livros, que avança a capacidade de crianças para a leitura. "O conhecimento da palavra impressa" é a consciência da mecânica do processo de leitura, como o fato de que o português (ou inglês) é lido da esquerda para a direita e que as palavras escritas são um mapa das palavras faladas.

Adultos geralmente assumem que as crianças têm esse entendimento, mas uma pesquisa recente feita nos EUA  demonstrou que crianças se beneficiam quando esses aspectos da palavra impressa são apontados explicitamente. Na edição de maio-junho da revista Child Development, os autores do estudo relatam que quando professores pré-escolares atraíram a atenção dos alunos para elementos da mecânica do processo de leitura ao ler para eles, as habilidades das crianças em leitura, escrita e compreensão melhoraram muito. Esses resultados positivos foram de longa duração, ainda sendo aparentes dois anos mais tarde.

Quando um adulto lê para uma criança, o desenvolvimento dessa consciência da mecânica do processo de leitura pode ser incentivado por meios não-verbais, como por exemplo apontando para letras ou palavras na página, ou por instruções e explicações verbais (dizer por exemplo, “Este é o nome da autora, que escreveu todas as palavras nesta página”).

O artigo do MindShift pode ser acessado na íntegra aqui.   


Copyright © Claudia Storvik, 2013. All rights reserved.



.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sei que não tem nada a ver com o tema da postagem, mas queria saber se você pode me ajudar. Um menor emancipado brasileiro pode ir morar no exterior desacompanhado ( mesmo sem ter algum parente ou responsável no país para qual ele vai) ?

Claudia Storvik disse...

Ola, a emancipação do menor cessa sua condição de tutelado, portanto nao precisa de autorização dos pais para viajar desacompanhado. Quanto a fixar residencia em pais estrangeiro e' necessario tambem considerar a lei do pais em questao. Um abraco, Claudia

beringelababy disse...

Olá. Sou portuguesa e em principio se tudo correr bem vou morar para Londres no inicio do verão. Tenho uma filha linda de 3 anos( faz 4 em Setembro) que vou levar comigo. Estou muito preocupada por causa dela, quero muito, e preciso que ela frequente uma escola, como faz aqui em Portugal desde os 5 meses de idade. Tenho pesquisado muito e cada vez tenho mais duvidas. Ela aqui frequenta uma pré-escola muito boa que tem um método de ensino diferente, são os jardins-escola João de Deus não sei se conheçe. Gostava muito de a manter numa boa escola mas tenho lido que as escolas são muito caras. Como vou sozinha com ela não vou poder pagar muito por uma escola. Será que me pode ajudar? Não queria que ela sofresse com a mudança, já basta ter que ir morar para um sitio onde não compreende uma palavra nem conheçe ninguém. Conheçe alguma escola onde a possa inscrever, penso que lhes chamam "nursery" não é? Em principio devo ir morar na zona de stockwell. Obrigada. Tânia

Claudia Storvik disse...

Ola, Tania. Aqui criancas em idade pre-escolar tambem tem direito a escola de graca. Veja https://www.gov.uk/help-with-childcare-costs/free-early-education . Um abraco, Claudia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...