O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação. O programa prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos. Somadas às bolsas oferecidas pela iniciativa privada, o número de vagas para os estudantes brasileiros estudarem fora do país poderá ultrapassar 100 mil.
O primeiro edital do Programa Ciência sem Fronteiras selecionou candidatos para cursos de graduação em universidades norte-americanas. A chamada pública, coordenada pela Capes, recebeu 7 mil inscrições. Um total de 1.500 candidatos foi selecionado e os primeiros 841 embarcam agora em janeiro de 2012.
Editais lançados no final de 2011 abriram inscrições para bolsas para pós-graduação e graduação sanduíche no Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos. As inscrições se encerram dia 15 de janeiro de 2012. Os editais podem ser lidos na íntegra aqui. As regras e normas das diversas chamadas em andamento podem ser visualizadas acessando a área de "Chamadas Abertas". Para a apresentação de propostas o candidato deverá acessar a página do formulário de inscrição no qual encontrará os formulários adaptados a cada uma das chamadas. No total 13 mil bolsas de estudo estão sendo oferecidas para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França.
Em fevereiro de 2012 será lançado novo edital com vagas em instituições de outros países, entre os quais Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal, Austrália, Canadá, Suécia, Coréia, China, Índia e Japão.
Em fevereiro de 2012 será lançado novo edital com vagas em instituições de outros países, entre os quais Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal, Austrália, Canadá, Suécia, Coréia, China, Índia e Japão.
Veja abaixo vídeo com reportagem sobre o programa. E corre lá fazer a inscrição!!
.
Um comentário:
Olá!
Muito legal essa oportunidade!
Essa notícia me fez lembrar de uma matéria que li recentemente no site www.ensinobilingue.com.br, que conta experiências bilíngues vividas fora do Brasil. O link da matéria é: http://www.ensinobilingue.com.br/2011/12/experiencias-bilingues-do-outro-lado-do.html
Vale a pena conferir!
Tudo de bom para vocês! Um feliz 2012!
Abraço,
Alice.
Postar um comentário