quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Governo brasileiro pode custear bolsas de estudo para 10 mil universitários estudarem na Grã-Bretanha

O jornal inglês The Guardian noticiou recentemente que o Ministro das Universidades britânico esteve no Brasil em junho para discutir uma proposta que segundo ele será altamente lucrativa para o ensino superior britânico, mas que recebeu duras críticas de políticos aqui no Reino Unido.



A proposta foi discutida em uma reunião que teve participação de ministros brasileiros e britânicos e 13 vice-reitores de universidades. A idéia é que o governo brasileiro custeie bolsas de estudo de até £18,700 para 10 mil estudantes brasileiros passarem nove meses em universidades britânicas.

Segundo um porta-voz da Universities UK, instituição que representa as universidades do Reino Unido, “um programa de bolsas de estudo bem sucedido trará claros benefícios para o ensino superior e para a economia tanto do Reino Unido quanto do Brasil, contribuindo para a base de conhecimentos de ambos os países, encorajando colaboração em pesquisa de primeira linha e facilitando o intercâmbio de alunos e professores”.

Em maio, Dilma Rousseff afirmou que o governo brasileiro pretende conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014. Segundo ela, cerca de 5 mil brasileiros estudam atualmente em países como a Alemanha, França e Estados Unidos.

O artigo completo do Guardian, com detalhes das críticas feitas à proposta, pode ser lido aqui.


.

2 comentários:

Caroline disse...

Adorei seu site, estou conhecendo agora!
Mto legal!
Abraço,
Caroline

Mummy Brown disse...

Legal esta inciativa governamental, há 4 anos atras eu fui aceita para fazer o mestrado de Neurociencias no Imperial College de Londres, mas o custo das fees estavam acima do meu poder aquisitivo. Procurei um programa deste no Brasil para custear meu curso e nao consegui. Hoje sou casada, moro na Inglaterra e tenho uma filha de 6 meses. Gostei do seu blog, minha filha também crescera numa casa bilingue. Vou voltar sempre por aqui. Abç

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...