quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mais atividades para desenvolver a linguagem de bebês

Como já mencionei em outros posts, a linguagem tem um papel importante no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, e os pais devem estimular a capacidade de seus filhos de fazer uso dela, criando um ambiente linguisticamente rico em casa. O excelente site do National Literacy Trust britânico pode servir de apoio para os pais nessa tarefa. Entre outras coisas, pesquisas e atividades desenvolvidas pelo National Literacy Trust demonstram a importância do estímulo ao desenvolvimento da linguagem de bebês desde o nascimento.


O site contém vários folhetos bilíngues em inglês e português (com traduções sofríveis mas inteligíveis) com dicas para ajudar a desenvolver a fala de bebês. O material pode ser livremente baixado e fotocopiado.  Abaixo, uma lista com links para os que achei mais relevantes.

-      Técnicas para os pais conversarem com bebês, estimulando a comunicação com recém nascidos. Link    

-      Dicas de como estimular a comunicação falando com bebês um pouco mais velhos. Link 

-      Folheto desencorajando o uso de chupetas, que atrapalham o desenvolvimento da fala. Link

-      Dica importante: devemos falar com nossos filhos em nossa língua materna, e não na língua do país de residência caso esta seja diferente. Link

-      Dicas de como cantar para o bebê, a fim de desenvolver a fala. Link

-      Ler desde cedo para os bebês é muito bom. Este folheto dá dicas de como ler para bebês. Link

-      Finalmente, dicas de como jogos e brincadeiras ajudam a desenvolver a fala. Link

Outros folhetos interessantes do National Literacy Trust, com sugestões para o desenvolvimento da linguagem de bebês, mas disponíveis apenas em inglês, são os seguintes:

-        Atividades para babás – Link

-        Mais sobre comunicação através da música – Link 

-        Dicas para avós - Link

-        Dicas para os papais – Link

-        Mais dicas sobre jogos e brincadeiras - Link

-        Excelentes sugestões sobre como compartilhar livros com bebês – Link

-        Dicas para pais de gêmeos, trigêmeos, etc – Link

-        Teste seus conhecimentos: Comunicação com bebês – Link

-        Comunicação e o desenvolvimento do cérebro dos bebês – Link

Boa leitura!


.

2 comentários:

Vivien Bird disse...

Oi Claudia,

Obrigada pelo blog, estou adorando ler seus posts inteligentes, fascinantes e super relevantes ja que tenho uma filha de 8 meses.

Os artigos tem me ajudado especificamente porque estou tendo enorme dificuldade de falar portugues com minha filha. Sou filha de pai ingles e mae brasileira, e cresci entre a Inglaterra e o Brasil e hoje moro em Londres. Sou casada com um britanico tambem. Nao e preciso dizer que o ingles, para mim, e praticamente minha primeira lingua.

Porem queria que a minha pequena se desfrutasse das vantagens que a exposicao a lingua portugesa possa trazer. Acredito que ter sido exposta a portugues e ingles desde pequena me ajudou a ter facilidade com linguas ate a fase adulta.

Eu comeco falando portugues com ela, depois eu me esqueco e ja falo ingles pelo resto do tempo. Voce acha que isso fara que minha filha fique confusa?

Grata,

V. Bird

Claudia Storvik disse...

Ola Viv, seja bem-vinda. Obrigada por se tornar seguidora. O que os especialistas recomendam e que falemos com nossos filhos em nossa lingua materna. Voce parece ser totalmente bilingue, portanto seria natural para voce falar tanto portugues quanto ingles com sua filha. Por voces morarem na Inglaterra, concordo que o maior presente que voce poderia dar a ela seria ensinar-lhe portugues desde bebe e dar-lhe uma educacao bilingue. Para atingir esse objetivo, sem duvida o melhor seria voce fazer um esforco consciente de falar com ela somente em portugues, sempre. O ideal e que sua filha tenha a impressao que voce so fala portugues. Se voce misturar as duas linguas, ela vai provavelmente se tornar uma bilingue passiva, ou seja, ela vai entender portugues (o que ja e melhor que nada) mas nao vai falar. Se voce falar somente portugues, ela com certeza vai se tornar totalmente bilingue. Talvez voce precise fazer do portugues uma lingua mais significativa na sua rotina aqui na Inglaterra, por exemplo lendo mais revistas e livros em portugues, ouvindo MPB, vendo TV do Brasil (veja meu post sobre a Rede Globo Internacional) e socializando com outros brasileiros. Boa sorte. Um abraco, Claudia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...