Há muito tempo as pessoas tentam entender como os seres humanos aprendem e consequentemente como as crianças devem ser educadas. A maioria dos sistemas educacionais hoje se baseia na suposição de que crianças nascem para ser “ensinadas”, e não para aprender.
Resultados de pesquisas recentes começam a esclarecer a distinção essencial entre “aprendizagem” e “ensinamento”. Com esta melhor compreensão (que começou a partir dos anos 80) de como as crianças aprendem, nota-se como sua curiosidade inata pode ser destruída por instituições educacionais insensíveis e pouco desafiadoras, e por falta de apoio emocional. Parece que em pleno século 21 ainda não conseguimos aceitar a sugestão de Einstein de que “a imaginação é mais importante do que o conhecimento”.
Por não entender a necessidade instintiva dos adolescentes de encontrar sua própria maneira de fazer as coisas, a sociedade ocidental está correndo o risco de criar um sistema educacional que vai tão contra a natureza do cérebro adolescente, que o ensino convencional acaba involuntariamente trivialisando os jovens que deveria apoiar. Se os sistemas educativos atuais não se guiarem por pesquisas na area biológica e nas ciências sociais, continuarão a tratar a adolescência como um problema, e não como a oportunidade que ela representa.
Tendo as idéias acima como base, a 21st Century Learning Initiative lançou uma série de animações curtas, narradas pelo ator britânico Damian Lewis.
A 21st Century Learning Initiative foi estabelecida em 1995 por um grupo de organizações e de homens de negócios ingleses e americanos para dar sentido a pesquisas sobre educação e considerar criticamente os processos de aprendizagem fragmentados em várias disciplinas diferentes atualmente em voga. Hoje a 21st Century Learning Initiative oferece programas de formação a organizações e grupos no Reino Unido e no Canadá.
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Um comentário:
Quer otima iniciativa! Obrigada por compartilhar.
Vivien
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