terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Música para desenvolver a linguagem de bebês, crianças e adolescentes

A música também pode ser uma ferramenta poderosa no aprendizado da língua portuguesa.

A melhor forma de ensinar uma língua a uma criança é através de interação humana. Até os 3 anos, quando a criança ainda está aprendendo a falar, algumas alternativas para estimular a linguagem - além, é claro, de conversar bastante com a criança - são jogos, estórias (lidas ou improvisadas) e música. 





No livro Musicophilia (premiado como um dos melhores livros de 2007 pelo Washington Post e pelos editores da Amazon.com), o neurologista Oliver Sacks demonstra que a música ativa mais regiões do cérebro do que a linguagem. Isso significa que crianças têm maior facilidade de aprender novas palavras através da música – evidência disso é o uso constante de música em escolas que ensinam línguas estrangeiras para crianças. 

O artigo neste link fala sobre uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) que demonstra que as estórias infantis e as cantigas de roda ajudam no desenvolvimento não apenas da fala mas também da leitura. Também achei interessante o artigo neste link sobre uma pesquisa defendida como tese de doutorado na Universidade Paris VIII sobre a importância da música no aprendizado de português. 

Dicas
Antes mesmo da criança começar a falar e poder cantar junto com você, cante você para ela. Não precisam ser cantigas infantis. Quando minha filha era bebezinho eu gostava de cantar para ela Carinhoso, de Pixinguinha. Uma prima minha, que tem uma filha de um ano, só faz a pequena dormir cantando ... o Hino Nacional Brasileiro! Vale tudo.

Cante olhando para o bebê, como se estivesse conversando com ele. Bebês um pouco mais velhos gostam de canções com diferentes entonações e alguma ação, como Atirei o pau no gato e O sapo não lava o pé. Cantar fazendo mímicas e coreografias sempre resulta em gostosas risadas.

Quando o seu filho já puder acompanhá-lo, tente cantar junto com ele com frequência, e use sempre músicas que ele goste. Quando ensinar uma canção nova, após cantarem algumas vezes explique o significado da letra, mas deixe-o cantar mesmo que ele não tenha a menor idéia do que a letra quer dizer. O mais importante no princípio é ele se familiarizar com o som das palavras. As cantigas populares também podem ajudar a desenvolver o raciocínio, como por exemplo aquelas que fazem a criança completar sequências: (o adulto canta) ‘Fui morar numa casi...’ (e a criança completa) ‘nha, nha; (adulto) ‘infesta...’ (criança) ‘da, da; (adulto) ‘de cupim’, etc.

Com crianças já alfabetizadas os pais podem imprimir da internet as letras de músicas brasileiras que elas gostem para que aprendam a cantá-las. Na escola onde estudei inglês no Brasil (e onde lecionei depois) todos os meses eram distribuídos folhetos com letras de músicas da parada de sucessos americana. Lembro que era uma maneira excelente de aumentar meu vocabulário.

O método também pode ser útil para adolescentes. Procure familiarizar seu filho com músicas de bandas e artistas que tenham um português claro, sem muitas gírias, com boa pronúncia e boa dicção, mas deixe seu filho ouvir e cantar o que ele gostar.  

Para as crianças, os DVDs da Galinha Pintadinha são excelentes. Além da fala, eles também ajudam a desenvolver a leitura, pois contêm legendas com as letras das músicas na parte inferior da tela. Muitos dos vídeos da Galinha Pintadinha podem ser acessados no YouTube. Para facilitar a vida das mamães, importei alguns para o final deste post.

Divirtam-se!













Copyright © Claudia Storvik, 2011. All rights reserved. 


.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ola Claudia,

procurando indicacoes de livros em Portugues para o meu filho
achei o seu blog. Parabens pela iniciativa. Meu filho tem 1 ano e meio e nos falamos tres linguas em casa. Vou virar seguidora do seu blog, pois
achei muito didatico para nos, pais.

Daniella Lada

Marcela Chaves disse...

Olá! Gostaria de dicas sobre o contrário, canções infantis em inglês. Minha filha tem 1 ano e 3 meses e adora Galinha Pintadinha. Tem algo assim em inglês? Obrigada e parabéns pelo blog! Marcela

Claudia Storvik disse...

Ola Marcela. Tem sim. Veja por exemplo http://www.youtube.com/watch?v=GHDsSR6jkxs&feature=relmfu. Um abraco, Claudia

Unknown disse...

Olá Claudia, estou totalmente de acordo e é o meu caso> falo dois idiomas port e espa e componho canções em ambos idiomas. As crianças adoram!

Renata disse...

Obrigada!!! Seu blog me ajuda muito. Sempre compartilho com os amigos. Parabéns!!

malpolon disse...

Olá,
Eu recomendo duas páginas com canções das crianças mais divertidas de espanhol:

Cantajuegos online
Canciones infantiles online

Atenciosamente

Anônimo disse...

Amei seu blog.. Sou professor de música para bebê.Poeria me indicar algum curso especifico para música para bebês?

Obridado, claudio.

Unknown disse...

Este tipo de vídeo e bom para os bebes começarem a fazer sons. https://youtu.be/7_tw4Vh1QDY

Unknown disse...

Este tipo de vídeo e bom para os bebes começarem a fazer sons. https://youtu.be/7_tw4Vh1QDY

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...