quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Livros, televisão, smartphones e o desenvolvimento da linguagem



Pesquisadores afirmam que ver televisão ou brincar com aplicativos de smartphones não tem nenhum efeito sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças - desde que os pais passem tempo lendo para elas.

Um estudo publicado no Journal of Children and Media concluiu que quando pais ou cuidadores lêem para crianças pequenas a exposição das crianças a televisão ou dispositivos touchscreen não afeta o tamanho do seu vocabulário.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Salford e do Centro Internacional de Linguagem e Desenvolvimento Cognitivo da Universidade de Lancaster usou questionários on-line para obter dados de 131 pais de crianças entre 6 e 36 meses de idade. Os pais receberam uma série de perguntas sobre a quantidade de tempo que em um dia típico seus filhos passavam assistindo TV, usando dispositivos como telefones ou tablets inteligentes ou lendo histórias. Eles também foram convidados a completar o inventário de desenvolvimento comunicativo do Reino Unido (CDI) - uma lista detalhada de palavras de diferentes categorias que seus filhos podiam dizer e entender. Das famílias pesquisadas, 99% liam diariamente para as crianças, 82% assistiam a televisão e 49% usavam dispositivos móveis de tela sensível ao toque.

Os pesquisadores encontraram uma relação positiva entre a quantidade de tempo dedicada à leitura e o tamanho do vocabulário das crianças, mas não entre o tempo gasto assistindo televisão ou usando dispositivos móveis e o tamanho do vocabulário.

Segundo um dos pesquisadores, este estudo confirma que ler um livro para uma criança pequena é uma das maneiras mais importantes de apoiar a aprendizagem de línguas. Apesar da forma como nos comunicamos estar mudando com a nova mídia, ainda não há ferramenta melhor do que ler livros juntos para promover a comunicação infantil. 

Os resultados do estudo mostraram que o tamanho do vocabulário das crianças não foi afetado pelo tempo em frente aos dispositivos móveis porque os pais ainda passavam tempo lendo para elas. A amostra analisada era constituída por famílias altamente educadas e para pesquisar esta questão de forma mais ampla os pesquisadores dizem que precisam estudar um grupo muito maior de famílias.

Fonte: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17482798.2017.1365737

Um comentário:

Lucas Caton disse...

Olá, muito legal o post. Você tem o link original da pesquisa? Obrigado!

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