A primeira impressão que uma criança tem de um livro é geralmente moldada pelas imagens contidas nele. Livros infantis ilustrados combinam a literatura com a arte. Nesses livros as ilustrações são tão importantes no relato da história quanto o texto. Portanto, quando compartilhamos livros ilustrados com crianças, a fim de melhorar a sua experiência de leitura devemos dar tanta atenção às ilustrações quanto ao texto.
Devemos envolver a criança na escolha do livro, de preferência oferecendo várias opções com ilustrações atraentes, que ela se interesse em explorar. Antes de começarmos a ler o livro propriamente, podemos passear pelas páginas, folheando-as, olhando as ilustrações e discutindo o que vemos. As ilustrações permitem à criança explorar sua imaginação e fazer conexões com os personagens e eventos que vê retratados no livro. Quando a criança consegue se conectar mais com personagens e eventos através das ilustrações, o livro se torna mais real para ela.
"A ilustração para a infância tem um papel fundamental na educação do olhar. Se as habituarmos a ver boas imagens, serão adultos com um olhar mais culto", diz Eduardo Filipe, um dos comissários da Ilustrarte, a Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, cuja 7ª edição decorre no Museu da Eletricidade, em Lisboa, até abril, e em razão da qual o jornal português Expresso falou com especialistas na matéria, para que explicassem a importância do livro ilustrado, “a primeira galeria de arte que uma criança vê”. O artigo da jornalista Alexandra Carita pode ser acessado aqui.
.
Um comentário:
"a primeira galeria de arte que uma criana vê" Gostei muito dessa frase
Postar um comentário