quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Brincar-es

Você cohece o Brincar-es? Neste post, Anlene Gomes de Souza, coordenadora geral do projeto, conta um pouco sobre esta excelente iniciativa, que merece todo o nosso apoio.




"Brincar-es é um projeto infantil idealizado no final de 2007. Não tem fins lucrativos e realiza-se por meio de ajudas e voluntários que doam tempo e habilidades para que seja possível viabilizá-lo. Surgiu da necessidade de propor atividades infantis para as crianças que se reuniam nos Orkontros organizados por uma comunidade do Orkut, formada apenas por mulheres brasileiras que moram em Madri. Participei desta comunidade ativamente entre 2007 e 2009, ajudando a organizar muitos encontros de mulheres brasileiras. Parte da equipe organizadora costumava preparar um cantinho para as crianças, com jogos, desenhos e brinquedos, para que elas pudessem se distrair enquanto as mães participavam do encontro.  

Como tudo começou
No início de 2008, pensei em criar um projeto voltado para os filhos de brasileiros. Impressionou-me a dificuldade das mães para lidar com o português e o espanhol com seus filhos. Também me chamou a atenção a mistura dos idiomas, dificultando uma separação entre as duas línguas. O espanhol e português são muito próximos, como todos sabemos, é uma tendência natural falar e pensar usando expressões dos dois idiomas. O famoso “portunhol” é muito comum. Grande parte dos brasileiros que vivem na Espanha não chega a estudar espanhol, por falta de oportunidade ou por acreditar que é uma língua “fácil”. Os vazios deixados por esta falta de aprendizagem são importantes. É um tema linguístico que merece um estudo pormenorizado. Pessoalmente, acredito que a proximidade dos idiomas também dificulta a valorização de uma educação bilíngue, que valorize as diferenças.

Apresentei a ideia inicial do projeto a um grupo de amigas – Valéria Prado, Neide Viana e Suely Andreatta –, que também participava da organização dos orkontros. O objetivo era realizar quatro encontros infantis anuais, um a cada estação, com temas relacionados a aspectos da cultura brasileira: música, literatura, teatro e festas. Este grupo inicial realizou dois encontros do projeto, que na época chamava-se “Brincar es jugar”. Após um período de inatividade, ao final de 2008 as atividades do Projeto foram retomadas e novas mulheres se juntaram ao grupo inicial para produzir o terceiro encontro. Nesta ocasião houve uma mudança também de nome e este passou a chamar-se Brincar-es.

Brincar-es na atualidade
O Brincar-es é desenvolvido pela AVA – Asociación Sociocultural de Mujeres Hispano Brasileñas Verdeamareliña, entidade que presido junto a Ana Paula Santos. Foi criada para organizar os encontros do Brincar-es e também outras atividades para a comunidade de pais e crianças brasileiras de Madri. A equipe mudou e da formação inicial somente Suely e eu continuamos ativas. Outras pessoas entraram e saíram desde 2008, mas sempre contamos com ajudas voluntárias.

A programação de todos os eventos é sempre em português para fortalecer os laços com a cultura brasileira. Além disso, também há atividades de integração para os pais. Promovemos encontros regulares em que as crianças interagem, fortalecem os laços de amizade e o interesse por nossa cultura por meio de brincadeiras e atividades culturais. Também celebram-se algumas datas comemorativas do Brasil, como Carnaval, Festa Junina, Dia das Crianças, entre outras. É muito gratificante acompanhar as crianças, algumas frequentam nossos encontros desde 2008.

Conquistas e futuro
Em quase três anos de existência aprendemos muito e lançamos muitas sementes, mas esperamos crescer nos próximos anos e consolidar alguns de nossos objetivos.

O projeto conta com o apoio da Casa do Brasil que nos cede o espaço para a realização de alguns encontros com aval da Embaixada do Brasil. Também usamos os espaços de uma rede de centros culturais municipais voltados para imigrantes. Tivemos alguns patrocínios nos últimos encontros de pequenas empresas de brasileiros que atuam em Madri.

As maiores dificuldades encontradas são a falta de espaço, apoio e recursos. Tudo é feito dentro de nossas disponibilidades de tempo e de modo voluntário. Há uma certa resistência por parte de alguns promotores culturais, oficiais ou não, em aceitar que um projeto divulgue a cultura brasileira em português, e não em espanhol como é normal por aqui. Acreditamos que há espaço para todos e que existe um número expressivo de famílias que também deseja preservar e valorizar a língua portuguesa. Além disso, há pais que não acreditam que o bilinguismo e o contato com a cultura brasileira sejam prioridades na educação de seus filhos.

Os planos para o futuro são muitos, entre os principais continuar a crescer, obter mais apoios e patrocínios. Em 2012 queremos dar início às aulas de português para dois grupos de brasileirinhos da faixa etária de 4 a 10 anos.

Estamos em plena ação nestes meses de outubro e novembro. Faremos o 1º Seminário Brincar-es sobre bilinguismo e legislação para estrangeiros e o 1º Concurso de Desenhos Brincar-es para toda a Espanha, inspirado em iniciativa similar do MRE. Dia 26 de novembro ocorrerá o Brincar-es 8 com contação de história e brincadeiras. Toda a informação está em nossa página do Facebook: www.facebook.com/Brincar.es.

Equipe Brincar-es
Coordenação Geral
Anlene Gomes de Souza
Coordenadoras de áreas
Ana Paula Santos, Caroline Timm, Maria Carolina Fernandez e Suely Andreatta
Assessoria linguística
Bethania Guerra

Contato
brincares@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/Brincar.es
Twitter: @brincares"








.

5 comentários:

anlene gomes disse...

Claudia, muito obrigada pela oportunidade de divulgar nosso projeto no seu blog. Seu trabalho aqui já é uma referência para muitos brasileiros que moram no exterior e educam seus filhos em dois ou mais idiomas! Parabéns! Bj

Claudia Storvik disse...

Muito obrigada pela contribuicao, Anlene. Como voce sabe, sou fa do Brincar-es. Parabens a voces pelo seu trabalho. Um abraco, Claudia

RITA disse...

Conheço o trabalho que a Anlene desenvolve com Brincares.
Iniciativas como essa e a preocupaçao com a Língua Portuguesa é uma raridade.
Parabéns a toda equipe de brincares,que com certeza ajudam a pais desesperados com essa questao.

anlene gomes disse...

Obrigada Rita, sem a dedicação da equipe e o apoio de todos os que participam das atividades, seria difícil levar adiante qualquer projeto deste tipo! Também é importante agradecer às pessoas que nos ajudam sempre, e você é uma delas! Bj

Sonia disse...

Muito obrigada pela informação, muchas gracias. Vou deixar aquí a indicação a um trabalho de interculturalidade realizado por alunos de uma escola pública de Brasilia con brasileiros em Madri e espanhois em Brasilia.Acho que é interesante, dentro do marco do multilingüismo, além de ser um traablho linto e muito bem feito (e com legendas nas 2 línguas).
http://cervantesbrasilia.wordpress.com/2011/10/22/que-es-la-interculturalidad/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...