quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vislumbrando o futuro da educação

Há cerca de sete anos o analista de fundos de investimento americano Salman Khan começou a postar aulas de matemática no YouTube para que fossem assistidas por alguns primos seus que estavam tendo dificuldades na escola. Hoje ele tem mais de 2.000 aulas postadas na internet, cobrindo tópicos que vão desde a adição básica até cálculo avançado, física, química e biologia, que são vistas mais de 100.000 vezes por dia por pessoas ao redor do mundo.

Sal Khan é o fundador e único professor da Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos que visa proporcionar uma educação de qualidade gratuitamente para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Antes de criar a Khan Academy, Sal foi analista sênior de um fundo de investimento e também trabalhou com tecnologia e capital de risco. Ele tem um MBA da Harvard Business School, bacharelado em matemática e mestrado em engenharia elétrica e ciência da computação pelo Massachussets Institute of Technology, MIT.

A Kahn Academy tem atualmente mais de 1 milhão de usuários únicos por mês, constituindo o repositório de vídeos educativos mais usado da internet, com mais de 30 milhões de aulas assistidas. Sou fã de carteirinha de Sal e torço para que a Khan Academy continue se desenvolvendo na velocidade que tem se desenvolvido nos últimos anos. Depois de receber alguns milhões de dólares de Bill Gates, cujos filhos usam os vídeos de Sal, a Khan Academy foi agraciada com mais alguns milhões da Google, a serem investidos na tradução das aulas para outras línguas, inclusive o português.

No vídeo abaixo Sal fala sobre como e por que criou a Khan Academy, explica o poder dos exercícios interativos e sugere que professores considerem inverter o modelo tradicional de ensino, dando aos estudantes vídeo-aulas para assistir em casa e fazendo-os completar as tarefas de casa na sala de aula, com o professor e os colegas disponíveis para ajudar.

Há muito se fala em usar novas tecnologias para melhorar a qualidade da educação, mas o que temos visto na prática são apenas escolas tentando usar novas engenhocas para continuar ensinando exatamente da mesma forma que vêm fazendo há décadas. As idéias discutidas no vídeo abaixo mostram uma maneira revolucionária de ensinar, fazendo uso inteligente de tecnologias relevantes para os jovens de hoje. Os resultados são eletrizantes. Concordo com Bill Gates, que no final da apresentação de Sal diz que nela vislumbramos o futuro da educação.





Copyright © Claudia Storvik, 2011. All rights reserved. 



.

Um comentário:

gabriela disse...

sou fã do seu blog.
meu baby tem 2 meses e, desde a barriga, só falo em inglês com ele.

bjbjbj

http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...